A CLIP - Clínica de Psicoterapia e Instituto de Mediação é uma clínica-escola que, desde 1983, se dedica à construção do conhecimento junto a profissionais e estudantes da área da saúde e direitos da família.

Histórico da CLIP

A CLIP – Clínica de Psicoterapia e Instituto de Mediação – foi fundada em 1983 pelas psicólogas Marilene Marodin e Suzana Notti, estando ainda hoje sob esta direção, com atividades voltadas à Assistência Psicoterápica em atendimentos individuais, de casais e de famílias e a mediação de conflitos em diferentes contextos. A psicóloga Suzana Notti  está voltada à área de Psicoterapia Individual na sede da Rua Tobias da Silva e a psicóloga Marilene Marodin voltada à área de Terapia de Família na filial da Rua Luciana de Abreu. Inicia-se em 1986, na sede filial da CLIP, um Núcleo de Ensino em Terapia de Família denominado Centro de Estudos da Família – CEF – que em um trabalho pioneiro desenvolveu por cinco anos cursos de dinâmica da família e de  terapia de família para grupos de Psicólogos, Assistentes Sociais e Psiquiatras, promovendo a capacitação destes para intervirem na assistência, orientação e terapia de famílias nas escolas, em clínicas, no judiciário e na comunidade.

Posteriormente, em 1989, em decorrência do enorme e significativo crescimento deste setor dentro da CLIP, a coordenadora  da instituição resolveu fundar uma outra instituição independente desta “instituição-mãe”, mas que conservaria o mesmo nome do setor: CEF – Centro de Estudo da Família. Foram convidados ex-alunos e colegas para tornarem-se sócios, tendo por objetivo formar profissionais para o atendimento a casais e famílias através do ensino da teoria sistêmica bem como a implementação de um Serviço de Atendimento Psicológico a Casais e Famílias (SACEF).

Durante 10 anos a fundadora do CEF permaneceu na instituição, como coordenadora de diferentes setores no transcorrer deste período.

Em 1999, a psicóloga Marilene Marodin desvincula-se do CEF e retoma a implantação na CLIP de um setor de grupos de estudos devido ao interesse de profissionais que almejavam qualificação especializada como terapeutas de casal e de família com esta profissional. O Setor de Família da CLIP recupera seu papel passando por uma reestruturação onde se encontram os segmentos de: Ensino, Assistência e Pesquisa. Implantou-se desde então diferentes cursos de capacitação e especialização nas áreas de terapia de família e mediação de conflitos assim como um ciclo de socialização do conhecimento.
       
A CLIP mantém vários convênios e parcerias com Instituições da comunidade como a Creche Amparo da Imaculada Conceição, SERFAV – Clínica São José, IAJ – Instituto de Acesso à Justiça, COE – Centro de Orientação Educacional da Santa casa de Porto Alegre, Instituto Amigos de Lucas, SINDICADISTAS, Instituto Chega de violência, Defensoria Pública do Estado do RS, Instituto Família- Empresa. Também mantém convênios  com Universidades para a realização de estágios curriculares de Psicologia Clínica, com ênfase na área de terapia de família.

Corpo administrativo docente da CLIP:
  • Coordenadora de Ensino - Cláudia Valle Sigaran e Ângela Picolli.
  • Coordenadora de estágio de Psicologia Clínica e do SACLIP - Mara Noêmia Bucchorn.
  • Supervisora de estágio de Psicologia Clínica e Coordenadora do Curso de Introdução aos Conceitos da Terapia Familiar - Adriana Preto.
  • Supervisora e Coordenadora de estágio de Mediação - Lisiane Kalil.
  • Supervisora de Mediação Maria Izabel Severo.
  • Coordenador do Curso de Psicologia Jurídica - Marcelo Spalding Verdi.
  • Monitoras de Estágio de Psicologia Clínica – Cristine Dal´Pizzol e Anne Noronha Lopez.
  • Direção Geral – Marilene Marodin.