A CLIP - Clínica de Psicoterapia e Instituto de Mediação é uma clínica-escola que, desde 1983, se dedica à construção do conhecimento junto a profissionais e estudantes da área da saúde e direitos da família.

quarta-feira, 28 de março de 2012



CURSO DE PSICOLOGIA JURÍDICA

Edição 2012
Inscrições abertas com novos horários no I Módulo
Início em 13/4/2012
Voltado para a capacitação e para a atualização, o Curso de Psicologia Jurídica visa a proporcionar aos alunos um percurso pelo amplo e instigante campo das relações entre a Psicologia e o Direito.
Família, infância e adolescência, direitos civis e crime são abordados de forma integrada pelas perspectivas psi e jurídica em 36 encontros com profissionais qualificados e reconhecidos, cujo campo de atuação está diretamente relacionado aos temas de suas aulas.
Dias das aulas do I Módulo: 13/4, 14/4, 5/5 e 18/5
Horários do I Módulo: às sextas-feiras, das 17h50min às 22h30min; aos sábados, das 8h20min às 16h30min
PROGRAMA:
I Módulo (de 13/4 a 18/5) PSICOLOGIA E JUSTIÇA NA ÁREA DA FAMÍLIA: Perspectiva histórica da interlocução entre Psicologia e Direito; Temas de Psicologia relevantes à área da Família; Temas centrais do Direito de Família; Temas polêmicos e/ou novos em Direito de Família; Perícias Psicológicas na área da Família; Psicologia Jurídica não-pericial; Mediação; Estudos sociais e terapia familiar nas Varas de Família.
II Módulo (de 19/5 a 4/8) PSICOLOGIA E JUSTIÇA NA ÁREA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: A Criança, o Adolescente e a Lei; Desenvolvimento e saúde mental; Adolescência e transgressão; Violência e abuso sexual; Perícias Psicológicas na área da Infância e da Adolescência; Intervenções do Psicólogo com suporte teórico na Psicanálise; O atendimento sócio-educativo no contexto institucional; Intervenções da Psicologia no contexto de abrigamento.
III Módulo (de 18/8 a 1°/9) PSICOLOGIA E JUSTIÇA NA VIDA CIVIL: Temas de Direito Civil: capacidade civil, danos morais, internação compulsória, mudanças no registro civil; Avaliação de capacidade civil; Perícias psicológicas em processos de danos psíquicos morais; Avaliação psicológica em pedidos de mudança de nome e gênero no registro civil.
IV Módulo (de 10/9 a 5/11) PSICOLOGIA E CRIME: Psicologia e Criminologia; Temas de Direito Penal; Crime e doença mental; Perícias psicológicas na área do Crime; Psicologia Prisional e as intervenções psicológicas na execução da pena; Psicologia na instituição psiquiátrico-forense: intervenções psicológicas na execução das medidas de segurança; Psicologia do Testemunho e falsas memórias; Psicologia e violência contra a mulher; Suicídio e autópsia psíquica.
CORPO DOCENTE:
Ana Celina Albornoz - Psicóloga, Doutora em Psicologia (UFRGS), Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS), Psicóloga da Fundação de Proteção Especial da Secretaria da Justiça e Desenvolvimento Social do RS.
Blanca Susana Guevara Werlang - Psicóloga Clínica, Doutora em Ciências Médicas – Saúde Mental (UNICAMP), Professora Adjunta da Faculdade de Psicologia da PUCRS, Membro do Grupo de Trabalho para implantação de Estratégia Nacional de Prevenção ao Suicídio do Ministério da Saúde.
Giovanni Kuckartz Pergher - Psicólogo, Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUCRS).
Ivarlete Guimarães de França – Psicóloga, Especialista em Saúde do Trabalho (UFRGS), Psicóloga da Secretaria da Segurança Pública do RS, Diretora do Departamento de Tratamento Penal da SUSEPE.
Jaqueline Ciconet Maróstica – Assistente Social Judiciária do Foro Central de Porto Alegre, Terapeuta de Casal e Família, Integrante do Núcleo de Atendimento Familiar (NAF) do Foro Central.
Leandro da Fonte Feix – Psicólogo, Mestre em Psicologia Social (PUCRS), Especialista em Psicoterapia Cognitivo-comportamental (WP).
Luciana Barcellos Tegiacchi - Juíza de Direito do Estado do RS.
Maiana Ribeiro Rodrigues - Psicóloga, Especialista em Avaliação Psicológica (UFRGS), Especialista em Psicoterapia de Técnicas Integradas (Instituto Fernando Pessoa – POA), Psicóloga da Fundação de Atendimento Socioeducativo do RS – FASE.
Marcelo Spalding Verdi (Coordenador do Curso) Psicólogo, Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS), Psicólogo da Defensoria Pública do Estado.
Márcia Helena Ribeiro Psicanalista (APPOA), Psicóloga do Juizado da Infância e da Juventude em Porto Alegre, Especialista em Psicologia Jurídica e em Ciências Penais.
Marco Aurélio Martins Xavier Juiz de Direito do Estado do RS,  Mestre em Direito (UNISINOS), Professor do Curso de Pós-Graduação do IDC.
Maria Aracy Menezes da Costa - Advogada, Juíza de Direito aposentada, Doutora em Direito (UFRGS), Mestre em Direito (PUCRS), Especialista em Planejamento Educacional (UFRGS), Professora de Direito de Família e Sucessões na Escola Superior da Magistratura – AJURIS, Professora de pós-graduação da UFRGS, ESADE e IDC, Membro do Conselho Editorial da Revista da AJURIS e do Conselho Editorial Internacional da Revista de Derecho de Família de Costa Rica, ex-Vice-Diretora da Faculdade de Direito da PUCRS, ex-Vice-Diretora da Escola Superior da Magistratura – AJURIS, Autora de “Os limites da Obrigação Alimentar dos Avós” (Livraria do Advogado, 2011).
Maria Helena Mariante Ferreira – Psicóloga, Psiquiatra, Professora do Curso de Extensão em Psicoterapia da Infância e Adolescência na UFRGS, Assistente Técnica do Setor de Proteção do CEAPIA.
Maria Regina Fay de Azambuja - Procuradora da Justiça do RS, Doutora em Serviço Social (PUCRS), Mestre em Direito (UNISINOS), Especialista em Violência Doméstica (USP), Professora na Faculdade de Direito da PUCRS.
Marilene Marodin - Psicóloga, Terapeuta de Casal e Família, Mediadora, Fundadora e Diretora da Clínica de Psicoterapia e Instituto de Mediação CLIP/Porto Alegre, Presidente do INAMA-RS (Instituto Nacional de Mediação e Arbitragem).
Neusa Madalena Martins Psicóloga, Especialista em Diagnóstico Psicológico (PUCRS), Especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica (ESIPP), Psicóloga Judiciária do Tribunal de Justiça do RS.
Rafeal Wellausen – Psicólogo, Doutorando em Psicologia (UFRGS), Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS), Psicólogo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Psicólogo do Instituto Psiquiátrico Forense Maurício Cardoso.
Rafaela Schneider Brasil - Psicóloga do Instituto Psiquiátrico Forense Maurício Cardoso, Mestranda em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), ex-Diretora do Centro de Observação Criminológica e do Departamento de Tratamento Penal do Sistema Penitenciário do RS, Terapeuta de Casal e Família.
Rosa Maria Zaia Borges – Bacharel em Direito, Doutora em Filosofia do Direito (USP), Mestre em Direito (UNISINOS), Professora da Faculdade de Direito da PUCRS, Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Direito Internacional Humanitário da PUCRS, ex-Diretora de Acesso à Justiça na Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Canoas.
Rosana Meidel Karam - Assistente Social Judiciária do Foro Central de Porto Alegre; Especialista em Serviço Social da Família (ULBRA); Terapeuta de Casal e Família; Cofundadora e integrante do Núcleo de Atendimento Familiar (NAF) do Foro Central.
Rosane de Abreu e Silva Psicanalista (Escola de Estudos Psicanalíticos), Doutora em Psicopatologia e Psicanálise (Paris 13), Mestre em Psicologia (UFRGS), Assessora de Perícias Médicas no Tribunal de Contas do RS, Coordenadora do Laboratório de Psicopatologia Fundamental/Fundação Escola Superior do Ministério Público.
Verônica Petersen Chaves - Psicóloga Clínica, Psicóloga Judiciária do Juizado da Infância e da Juventude de Porto Alegre/RS, Mestre em Psicologia (UFRGS), Especialista em Psicoterapia da Infância e Adolescência (CEAPIA).
Carga horária total: 108 horas-aula
Investimento:   9 pagamentos de R$ 288,00
Valores por módulo, consultar
Curso Psicologia Jurídica está no Facebook. Adicione.
CLÍNICA DE PSICOTERAPIA E INSTITUTO DE MEDIAÇÃO – CLIP
Rua Luciana de Abreu, 337 conj. 404 e 503.
CEP: 90570-060  Moinhos de Vento  Porto Alegre/RS
Fones  51 3222.6134 e 51 9701.6780
www.clipmed.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário