A CLIP - Clínica de Psicoterapia e Instituto de Mediação é uma clínica-escola que, desde 1983, se dedica à construção do conhecimento junto a profissionais e estudantes da área da saúde e direitos da família.

terça-feira, 17 de maio de 2011

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O II MÓDULO DO CURSO DE PSICOLOGIA JURÍDICA

II Módulo – Psicologia e Justiça na área da Infância e da Adolescência
5ª Edição - Programa ampliado
Início em 28/5
Conteúdos:
• Desenvolvimento e saúde mental; adolescência e transgressão; violência familiar e abuso sexual
• A Criança, o Adolescente e a Lei: aspectos históricos; a infância como prioridade; os direitos da criança
• O Estatuto da Criança e do Adolescente: medidas de proteção; medidas aplicadas aos pais; noções sobre ato infracional; medidas socioeducativas
• Perícias Psicológicas na área da Infância e da Adolescência• Intervenções baseadas na Psicanálise
• Mediação Restaurativa
• Intervenções da Psicologia no contexto de abrigamento
• O adolescente em conflito com a lei e o atendimento socioeducativo no contexto institucional
 Corpo docente:
Ana Celina Albornoz - Psicóloga, Doutoranda em Psicologia (UFRGS), Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS), Especialista em Psicoterapia Psicanalítica (PUCRS), Especialista em Psicologia Jurídica (CFP), Especialista em Psicologia Clínica (CFP), Psicóloga da Fundação de Proteção Especial da Secretaria da Justiça e Inclusão Social do RS, Docente e Supervisora no GAEPSI e no ESIPP, no Pós-Graduação da Faculdade Inedi e da Especialização da UFRGS, Autora do livro “Psicoterapia com Crianças e Adolescentes Institucionalizados” (Casa do Psicólogo, 2006).
Betina Tabajaski – Psicóloga Judiciária do Juizado da Infância e da Juventude de Porto Alegre/RS; Especialista em Avaliação Psicológica (PUCRS), Especialista em Saúde Mental do Bebê, da Criança e do Adolescente (Instituto Leo Kanner/RS), Coautora de "Depoimento sem Dano - Uma Política Criminal de Redução de Danos" (Lumen Juris, 2010) e de "Psicologia na Prática Jurídica - A Criança em Foco" (Impetus, 2009).
Giovanni Kuckartz Pergher - Psicólogo, Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUCRS), Professor da FACCAT, Professor e Supervisor na WP – Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental - e na Projecto - Centro Cultural e de Formação de Porto Alegre , Coautor de “Falsas Memórias: Fundamentos Científicos e suas Aplicações Clínicas e Jurídicas” (Artmed, 2010), de “Psicoterapia Cognitiva na Infância e na Adolescência” (Roca, 2007) e de “Terapia Cognitivo-Comportamental na Prática Psiquiátrica” (Artmed, 2004).
Maiana Ribeiro Rodrigues - Psicóloga, Especialista em Avaliação Psicológica (UFRGS), Especialista em Psicoterapia de Técnicas Integradas (Instituto Fernando Pessoa – POA), Especialista em Psicologia Jurídica (CFP), Psicóloga da Fundação de Atendimento Socioeducativo do RS – FASE.
Marcelo Spalding Verdi – Psicólogo, Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS), Especialista em Psicologia Jurídica (CFP), Psicólogo da Defensoria Pública do Estado, Docente do Curso de Especialização em Direito de Família e Psicologia Jurídica da UCS, Coautor de “Cenas da Infância Atual: a família, a escola e a clínica” (Unijuí, 2006) e de “Infância em Família: um compromisso de todos” (Ibdfam, 2004).
Márcia H. M. Ribeiro – Psicanalista (APPOA), Psicóloga, Especialista em Psicologia Jurídica (CFP), Psicóloga do Juizado Regional da Infância e da Juventude na Comarca de Santo Ângelo-RS.
Maria Helena Mariante Ferreira – Psicóloga, Psiquiatra, Professora do Curso de Extensão em Psicoterapia da Infância e Adolescência na UFRGS, Assistente Técnica do Setor de Proteção do CEAPIA, Coautora de "Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes" (Artmed, 2011).
Maria Regina Fay de Azambuja - Procuradora da Justiça do RS, Doutora em Serviço Social (PUCRS), Mestre em Direito (UNISINOS), Especialista em Violência Doméstica (USP), Professora na Faculdade de Direito da PUCRS, Coautora de "Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes" (Artmed, 2011), Coautora de “Incesto e Alienação Parental” (RT, 2007) e Autora de “Violência Sexual Intrafamiliar: é possível proteger a criança?” (Livraria do Advogado, 2004) entre outras publicações na área dos Direitos da Criança e Direito de Família.
Marilene Marodin - Psicóloga, Terapeuta de Casal e Família, Mediadora, Fundadora e Diretora da Clínica de Psicoterapia e Instituto de Mediação CLIP/Porto Alegre, Presidente do INAMA-RS (Instituto Nacional de Mediação e Arbitragem), Coautora de “Fundamentos da Mediação Familiar” (Artmed, 1997).
Rosane de Abreu e Silva – Psicanalista, Doutora em Psicopatologia e Psicanálise (Paris 13), Mestre em Psicologia (UFRGS), Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental, Membro da Escola de Estudos Psicanalíticos, Assessora de Perícias Médicas no Tribunal de Contas do RS, Coordenadora do Laboratório de Psicopatologia Fundamental/Fundação Escola Superior do Ministério Público.

Coordenador do Curso: Marcelo Spalding Verdi
Aulas nos sábados 28/5, 11/6, 18/6, 2/7, 16/7 e 30/7 das 8h20min às 13h.
Investimento: 3 pagamentos de R$ 290,00

Um comentário:

  1. Gostaria de saber se é necessário ser formado em curso superior específico para fazer este curso de Psicologia Jurídica. Sou formada em Ciências Biológicas e estou cursando Psicologia é possível fazer este curso?
    Obrigada.
    Maria Helena Gregory
    mhgregory@bol.com.br

    ResponderExcluir